30 maio 2017

Tercília teu nome é perseverança


Há 18 anos anos resolvi uma fazer uma reportagem sobre desaparecimento de pessoas e entrevistei Tercília Frederico. Tinha muitos sonhos. Achar o filho Josemar, desaparecido quando tinha 15 anos durante uma festa junina em frente a sua casa em Vila da Penha, subúrbio do Rio e outras crianças desaparecidas. De preferência todas. Mas só encontrava portas fechadas. Apontou para mim e previu: "Você tem luz para localizar desaparecidos e vai montar o projeto dos meus sonhos." As tentativas de fugir dela foram em vão. Ajudei a arrumar uma entrevista para as mães e decepcionei-me por ela não ter sido escolhida. Ela me deu a primeira lição ao dizer que se alguma das crianças da reportagem voltasse o filho voltaria um pouco. Localizamos um menino sequestrado que estava há 10 anos desaparecido. Durante os 18 anos de existência do Portal Kids uma parte de Josemar, que ainda está desaparecido, voltou centenas de vezes para sua mãe. Tercília me ensinou amor, acolhimento, ausência de julgamento, paciencia, superação, determinação, perseverança. Me ensinou a voar. Tanto que a chamo de mãe. Ela é a mãe das Mães do Brasil. Portal Kids não existiria se não fosse Tercilia. Gratidão mãe amada!
#portalkidsfaz18 #maesdobrasil18anos #dkaaustria

Por Wal Ferrão
wal.ferrao@portalkids.org.br


Nenhum comentário: