28 agosto 2017

Encontro com a DKA Áustria no Museu do Amanhã

Da esquerda para a direita grupo completo, os jovens, Lucas e Renata, pausa para fotos,
equipe apresenta o projeto, jovens fascinados com atrações do Museu do Amanhã, mães se emocionam com fotos de mães
de desaparecidos na exposição e, por último, almoço solidário no Mc Dia Feliz!

Um grupo de voluntários da Agência Internacional DKA Áustria esteve reunido sábado, 26, com jovens do projeto Gente do Amanhã em um passeio no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio. Numa atitude de apoio ao projeto, que educa jovens de comunidades carentes do Rio, dando-lhes acesso a cultura, a arte, ao lazer e a gastronomia da cidade, o Museu do Amanhã ofereceu gratuidade nos ingressos, não só para os jovens, como para os convidados europeus. Os austríacos foram conhecer os integrantes do projeto realizado pelo Portal Kids há sete anos, que abrange também o projeto Mães do Brasil, que este ano completa 18 anos.

 A DKA Áustria é uma instituição com sede no país europeu que tem como objetivo promover a solidariedade e o apoio a países da África, Ásia, América Latina e Oceânica. O Portal Kids é um dos projetos da agência apoiados no Brasil.

Durante a visita ao Museu do Amanhã, a presidenta da instituição, Wal Ferrão, o vice-presidente Nicolas Raline, o diretor e psicólogo Gilberto Fernandes e a mãe criadora do movimento @maesdobrasil, Tercília Frederico, explicaram aos austríacos como é o trabalho da instituição brasileira, que orienta os jovens na sua trajetória pessoal e profissional e defende crianças e jovens vítimas de violência, como os desaparecidos. O grupo da DKA Áustria contou com a ajuda de uma tradutora, a professora alemã Manuela Flair, que mora há sete anos no Brasil.

Os austríacos foram apresentados a cada um dos jovens e as mães presentes. Eles conheceram, por
exemplo, Renata Oliveira, 27 anos, que se formou em Direito e hoje trabalha no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e Lucas Nascimento, que aos 17 anos é funcionário do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A austríaca Daniela Capano fico emocionada com o trabalho do Portal Kids. “O que mais me emocionou foi saber que as crianças não estão abandonadas, que existe alguém que lhes dá voz. Gostei muito dessa troca com eles”.

Seu colega, Peter Emathinger, ressaltou a importância do trabalho do projeto na inclusão dos jovens na sociedade brasileira. “A gente observa que não há acesso para esses jovens na nossa sociedade e é muito bom saber que há pessoas que se preocupam em lhes dar uma colocação.”

Ao término do passeio, os representantes da DKA Austria fizeram uma roda onde deram as mãos a todos os jovens. Encantados com a forma efusiva como o brasileiro se cumprimenta, intitularam o movimento como “a roda do beijo”, onde cada um beijou o rosto da pessoa ao lado. “Aqui no Brasil todos se cumprimentam com abraços e beijos. Gostamos muito disso, porque lá na Áustria não é assim”, disseram.

Contagiados pela solidariedade demonstrada pelos integrantes da DKA Áustria, os integrantes mais jovens do Gente do Amanhã, alunos da Escola Municipal Deodoro, na Glória, Zona Sul do Rio, escolheram o local e o cardápio do almoço depois do passeio. O "Mc Lanche Feliz" que neste dia teve renda revertida para as crianças atendidas pelo Instituto Ronald McDonald.

Por Luciana Tecídio
Fotos: Luciana Tecídio e Nicolas Raline

Nenhum comentário: