22 janeiro 2018

Qual o perfil da criança vítima de abuso?

As meninas brasileiras Aracelli e Ana Lídia foram mortas depois de abusadas.
A austríaca Natascha Kampusch e a americana Elizabeth Smart foram sequestradas
por pedófilos, conseguiram se libertar do cárcere e transformaram suas histórias em livros
Infelizmente, qualquer criança está passível de ser vítima de abuso. Ocorre em todos os grupos sociais, em casa, na escola, nas igrejas; enfim, em todo e qualquer local onde exista um adulto disposto a obter gratificação sexual de uma criança por meio de violência física ou emocional. Por essa razão pais ou responsáveis devem estar atentos. O agressor pode ser um vizinho, um amigo da família, um professor, um instrutor de esportes ou dança, um religioso, um desconhecido e ainda mais grave, um membro da família e até um dos pais ou companheiros de seus genitores. O abuso quase sempre é praticado por alguém que convive com a criança, alguém que ela confia ou possui relação afetiva. Tal fato, somado aos tabus que cercam a sexualidade, deixam a criança numa posição de muita vulnerabilidade. Sentimentos como decepção, vergonha, culpa, medo atuam como impedimentos para que ela busque ajuda. E, se cria coragem para relatar o que está acontecendo, por sua vez terá de lidar com sentimentos semelhantes e a incredulidade da pessoa a quem ela pede ajuda.
Em se tratando de crianças muito pequenas, elas sequer entendem o que está acontecendo, mas é possível perceber através de reações em seu comportamento.
Como reconhecer se uma criança está sendo vítima de abuso? O que fazer se for surpreendido com um relato desse por parte da criança? São assuntos de nossos próximos posts. 

Nenhum comentário: