15 janeiro 2018

"Quero ser Nicolas!"


Durante a visita de representantes da Agência de Cooperação do Movimento de Crianças e Jovens Católicos da Áustria, DKA Áustria, ao Brasil, no dia 29 de dezembro, a jornalista Martine Grochalowa, da Eslováquia veio com uma pauta especial encomendada pelo jornal de seu pais: Entrevistar o jovem vice-presidente do Portal Kids, idealizador e coordenador do  Projeto Gente do Amanhã, Nicolas Raline, 27 anos. Como alguém tão jovem lida com uma responsabilidade imensa e como ele chegou ao Portal Kids? - foram as primeiras perguntas de Martine.
Para que os brasileiros tenham oportunidade de conhecer um pouco do perfil do jovem líder da instituição, aqui vão alguns fatos que ele revelou na entrevista.
Nicolas Raline conheceu o Portal Kids quando tinha 14 anos, em função do desaparecimento de sua irmã, Amanda, quando ela tinha 9 anos e ele, 12. A pequena foi sequestrada e assassinada em 2002 no Rio de Janeiro e depois que a instituição entrou na investigação, conseguindo a prisão do suspeito, que confessou o crime, ele e toda a família (mãe, pai e dois irmãos, na época com dois anos de idade) passaram a ser atendidos pelo Portal Kids.
Por conta da dor provocada pela tragédia, Nicolas cresceu superprotegido em casa, sem poucas oportunidades de lazer, como aconteceu com muitos dos irmãos de desaparecidos que com ele conviviam no projeto Mães do Brasil. Aos 16 anos, Nicolas, que começou a trabalhar como Jovem Aprendiz na mesma empresa onde a presidente Wal Ferrão trabalhava como jornalista, passou a conviver mais com ela e pediu para trabalhar como voluntário na ONG, pedido que inicialmente foi negado, pois a presidente achava que a motivação do adolescente era apenas por um sentimento de gratidão. Mas Nicolas queria mesmo atuar e de tanto insistir, idealizou, junto com Wal, um projeto de educação e iniciação profissional para jovens que, como ele, foram vítimas de violência. O projeto, que usa a arte, a cultura, a gastronomia e os pontos turísticos do Rio de Janeiro como ferramenta de educação, é desenvolvido há oito anos com absoluto sucesso e com o apoio da DKA Áustria. Nicolas, que se formou em jornalismo e agora cursa economia, se tornou uma referência para os jovens integrantes do projeto. Ele acha graça quando muitos dos jovens que atende dizem que "querem ser Nicolas" quando crescer.
"Trabalhar com esses jovens, que me veem de igual para igual, é uma experiência muito rica, pois posso passar para eles toda a vivência que tive. Entendo perfeitamente o que todos sentem”, conta o vice do Portal Kids. 
Quer conhecer mais sobre o trabalho de Nicolas Raline ou sobre o projeto Gente do Amanhã? Escreva para ele no e-mail: atendimento@portalkids.org.br

Nenhum comentário: